Anais do Congresso Regional de Saúde Coletiva

Anais do Congresso Regional de Saúde Coletiva 

Publicação a cada dois anos em língua portuguesa
ISSN 2676-0142

O Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC) foi criado em março de 2010 a partir da iniciativa de docentes do curso de enfermagem, levando em consideração a necessidade de incentivar e aprimorar, no Curso de Enfermagem de Picos (UFPI/CSHNB), o incentivo à pesquisa e à extensão, e baseou-se no interesse comum de professoras acerca do processo de promoção da saúde no campo da saúde coletiva. O GPeSC procura agregar profissionais da área da saúde, humanas dentre outras, e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação destas áreas. É interesse também do grupo colaborar com estudos de iniciação científica e metodologia da pesquisa, aprofundando o conhecimento adquirido durante a graduação. Fazem parte deste grupo 46 pesquisadores, entre doutores, doutorandos, mestres e especialistas e 118 estudantes, distribuídos em nove linhas de pesquisa. Tem-se parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de e de Educação de Picos-PI, bem como, com a Regional de Educação do estado do Piauí para o desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão.

Após dez anos de muito trabalho e bons resultados, como projetos financiados pelos editais: Primeiros projetos da FAPEPI, PPSUS e UNIVERSAL/CNPq, dentre estes o primeiro lugar no estado do Piauí, coordenado pela Dra. Ana Roberta Vilarouca. Os professores Luísa Helena, Ana Larissa e Mailson Fontes também tiveram projetos financiados nos últimos anos.

Assim, surge a necessidade de expansão, primeiro com o desenvolvimento do Congresso Regional de Saúde Coletiva e depois com a criação de um curso de especialização em Saúde Coletiva.

Universidade Federal do Piauí

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

 Congresso Regional de Saúde Coletiva

EDITAL Nº 01/2020

 

O Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPESC) do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação no Congresso Regional de Saúde Coletiva, que será realizado no período de 11 a 13 de novembro de 2020, por via remota.

1 DOS OBJETIVOS

O Congresso Regional de Saúde Coletiva tem como tema “Interprofissionalidade em saúde: desafios e potencialidades” com o objetivo discutir a interprofissionalidade em saúde, debater a formação em saúde para o SUS no estado do Piauí, discutindo os nós críticos e fomentando o desenvolvimento de novos saberes no campo da formação em saúde advindas do compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências interprofissionais, afim de promover melhorias para a saúde da população.

2 DAS INSCRIÇÕES NO EVENTO

  1. O período de inscrição será a partir do dia 17 de setembro de 2020. A inscrição será realizada no site do congresso: www.saudecoletivapicos.com.br
  2. O evento será online é terá a cobrança de uma taxa de R$30,00 reais por inscrição.
  3. O evento terá limite de vagas.
  4. Cada inscrito poderá escolher um minicurso, participar de todas as conferências e de até dois resumos, um como autor e outro como coautor.

3 DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

3.1 Para realizar o envio do trabalho o candidato deverá escolher OBRIGATORIAMENTE uma das quatro grandes áreas de classificação dos trabalhos científicos, descritas no item 3.1.1, que julgue mais adequada para a avaliação do mesmo.

3.1.1 Grandes áreas e subáreas de classificação dos trabalhos científicos:

1- Epidemiologia

  1. Saúde da criança e adolescente
  2. Saúde da mulher
  3. Saúde do adulto
  4. Saúde do idoso
  5. Saúde mental
  6. Doenças infecciosas

2- Ciências sociais e humanas em saúde

3- Política, planejamento e gestão

4- Ciência e Tecnologia em saúde

  1. Materiais educativos e Tecnologia da informação
  2. Desenvolvimento de produtos
  3. Inovação e Prospecção tecnológica

3.2 Será aceito UM resumo por inscrito na qualidade de 1º AUTOR. Cada resumo poderá ter até 06 autores (01 autor + 05 coautores), incluindo o relator e o orientador. É obrigatória a inclusão de um orientador (profissional com nível superior) entre os coautores. A mesma pessoa inscrita só poderá participar de dois resumos, um como autor e outro como coautor, isso não vale para o orientador.

Todos os autores e coautores devem estar inscritos no evento, ao orientador é facultativo estar ou não inscrito.

No momento da submissão do resumo já deve ser enviado também o pôster eletrônico, em formato de PDF.

3.2.1 O conteúdo do(s) trabalho(s) científico(s) será de responsabilidade do(s) autor(es);

3.2.2 Os resumos dos trabalhos serão encaminhados para avaliação de consultores ad hoc deste evento. Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento.

3.3 Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias: Relato de experiência; estudo reflexivo; pesquisa de campo ou experimentais (observacionais); estudo de caso e prospecção tecnológica.

3.3.1 As normas para elaboração dos trabalhos (resumos simples) estão disponíveis no Anexo I;

3.3.2 Os resumos simples deverão ser submetidos diretamente no sistema on-line do evento, na área do congressista, nos campos próprios para isso. Resumos enviados por e-mail não serão aceitos.

3.3.3 O modelo para elaboração e submissão dos resumos simples estar disponíveis no Anexo II. O relator deverá utilizar este modelo para elaboração e submissão do trabalho científico.

3.4 Os relatores devem anexar ao sistema de submissão 02 (dois) arquivos em formato WORD do resumo simples, um SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORES para análise dos avaliadores e um COM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORES PARA publicação nos anais, via área do congressista, no site <<www.saudecoletivapicos.com.br>>.

3.5 Os anais serão publicados sob responsabilidade da Comissão Científica de trabalhos no site evento.

3.6 A Comissão Científica reserva-se o direito de desclassificar os trabalhos científicos que não obedecerem às normas ou que configurarem plágio (A violação dos direitos autorais é CRIME previsto no artigo 184 do Código Penal, com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado. Respaldo legal: Art. 5º; inciso XXVII (Constituição da República Federativa do Brasil); Art. 1.228 (Código Civil), Art. 184 (Código Penal) Lei nº 9.610/98 (Lei do Direito Autoral - LDA).

3.7 ATENÇÃO Os trabalhos envolvendo seres humanos e animais devem apresentar o número da aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa na metodologia, bem como, anexar o parecer de aprovação (em PDF) durante o envio do resumo.

4 PÚBLICO ALVO

4.1 Poderão inscrever-se alunos, docentes, pesquisadores e profissionais das áreas temáticas do evento.

5 DA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

5.1 Os trabalhos serão avaliados por pareceristas ad hoc, de acordo com a seguinte pontuação: 

(   ) APROVADO: para exposição e publicação nos anais (igual ou maior a 8 pontos)*

(   ) APROVADO: para publicação nos anais (6 a 7 pontos).

(  ) REPROVADO: não será publicado nos anais nem apresentado no congresso (igual ou menor que 5 pontos).

*Todas as apresentações serão por e-pôster no site do congresso através de exposição e os 10 com melhores notas serão apresentados na modalidade oral e irão concorrer a prêmio.

5.2 A dinâmica de exposição dos Pôsteres eletrônicos será divulgada pela Comissão Científica e disponibilizada no site do evento.

5.3 O Pôster eletrônico deve ser elaborado dentro das normas e configurações a seguir:

5.3.1 Dimensões: 120 X 90cm;

5.3.2 Título deve ser digitado em negrito e caixa alta;

5.3.3 Use o itálico somente para indicar termos em outros idiomas e/ou nome científico;

5.3.4 Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis) (ver modelo no ANEXO III).

5.3.5 O título do Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições.

5.3.6 É permitida a utilização de imagens e gráficos.

5.4 O pôster ficará exposto no site do evento conforme cronograma e não será apresentado.

5.5 O relator dos trabalhos orais (os 10 melhores) terá de 5 a 8 minutos para apresentação, de acordo com o cronograma disponibilizado pela Comissão Científica.

5.6 O relator do trabalho na modalidade Oral que não comparecer ao horário e sala virtual determinada para apresentação do respectivo trabalho não terá direito de apresentar em outro dia ou horário. Somado a isto, o relator ausente não receberá o certificado de apresentação de trabalho e não terá direito à publicação em anais do evento. Em casos devidamente justificados e comunicados previamente à Comissão Científica, o trabalho poderá ser apresentado por um dos autores indicado formalmente pelo relator.

5.7 Concorrerão a menção honrosa os 10 melhores trabalhos já mencionados.

5.7.1 Os trabalhos que ficarem classificados nos três primeiros lugares, receberão menção honrosa.

5.7.2 Os trabalhos classificados nos dois primeiros lugares serão publicados na Revista SANARE - Revista de Políticas Públicas. Para isto os autores do trabalho premiado responsabilizar-se-ão pela submissão, pagamento de taxas e cumprimento das normas da revista no Sistema eletrônico da revista, seguindo o fluxo e normas de publicação da mesma.

5.8 Todos os certificados serão disponibilizados no site do congresso, na área do congressista.

5.9  Os anais estarão disponíveis no site em até dois meses após o evento.

6 DO CRONOGRAMA REFERENTE AOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Submissão dos trabalhos: 01, 02 e 03 de outubro de 2020.

Avaliação dos trabalhos: 04 a 30 de outubro de 2020.

Divulgação dos trabalhos aceitos: a partir de 02 de novembro de 2020.

Divulgação da dinâmica de exposição e apresentação dos trabalhos: a partir de 09 de novembro de 2020.

7 CLAÚSULA DE RESERVA

Às Comissões Organizadora e Científica de trabalhos do Congresso Regional de Saúde Coletiva, reserva-se o direito de resolver os casos omissos, bem como as situações não previstas no presente Edital.

 

 

 

Ana Karla Sousa de Oliveira (UFPI/CSHNB)

Ana Larissa Gomes Machado (UFPI/CSHNB)

Verônica Lourdes Lima Batista Maia (UFPI/CSHNB)

Antônia Sylca de Jesus Sousa (UFPI/CSHNB)

Mayla Rosa Guimarães (UFPI)

Iolanda Gonçalves de Alencar Figueiredo (UFPI/CSHNB)

Luis Eduardo Soares dos Santos (UFC)

Mariluska Macedo Lobo de Deus Oliveira (UESPI) 

Luisa Helena de Oliveira Lima (UFPI/CSHNB)

Nádya dos Santos Moura (UFPI/CSHNB)

 

Coordenadora do Evento:

Ana Roberta Vilarouca da Silva (UFPI/CSHNB)


ANAIS DO CONGRESSO REGIONAL DE SAÚDE COLETIVA
4º CRSC – 2020
Tema: Interprofissionalidade em saúde: desafios e potencialidades
– Visualizar os anais

ANAIS DO CONGRESSO REGIONAL DE SAÚDE COLETIVA
3º CRSC – 2018
Tema: Caminhos da formação em saúde para o SUS: a docência que busca a saúde
– Visualizar os anais

ANAIS DO CONGRESSO REGIONAL DE SAÚDE COLETIVA
2º CRSC – 2016
Tema: Redes de Atenção à Saúde: os desafios do SUS no Piauí
– Visualizar os anais

ANAIS DO CONGRESSO REGIONAL DE SAÚDE COLETIVA
1º CRSC – 2014
Tema: Desafios contemporâneos para a saúde do semiárido: do conhecimento científico à ação
– Visualizar os anais

 

 


Contato:

Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva

Universidade Federal do Piauí

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

Rua Cícero Eduardo, 905. Picos-PI. Junco. CEP: 64607-670

e mail: gpesc.ufpi@gmail.com